top of page
marabelosantiago

Frustração



Frustração e raiva são emoções fundamentais que todos nós experimentamos de tempos em tempos. A partir de uma idade muito precoce, as pessoas aprendem a expressar frustração copiando o comportamento que enxergam ao seu redor, como a agressividade por exemplo.

Todos nós sofremos de frustrações, e ser capaz de lidar eficazmente com este problema é uma habilidade muito interessante para se desenvolver. É preciso aprender a controlar a frustração para que este não tome o controle.


Lembre-se do seu significado

O sentimento de frustração serve para comunicar que o que você está fazendo atualmente para satisfazer uma necessidade não está funcionando, e por isso deve tentar uma abordagem diferente.

Identifique o sentimento

A frustração faz você sentir como se tivesse pouco ou nenhum controle sobre sua própria situação e ambiente. Também é comum você querer desistir, pois nada parece estar dando resultado. Medo e raiva são dois sentimentos comuns que estão associados com a frustração.


Tome uma atitude para transformar seus sentimentos

Para eliminar a frustração, você precisa fazer algo que satisfaça uma necessidade. Para isso, primeiro determine qual sentimento ou sentimentos estão atualmente causando a frustração, para então determinar a mensagem eles estão tentando comunicar a você.


Sentimentos que podem levar à frustração e à possível mensagem que podem estar passando, estão:

Tédio (necessidade de estímulo mental)

Raiva (sensação de que algo é injusto)

Medo (você se sente ameaçado por algo)

Tristeza (você não está feliz com a maneira como as coisas são)

Solidão (a necessidade de estar com os outros)

Estresse (você precisa de um tempo livre para relaxar)

Inadequação (você não se sentir confiante em suas habilidades)


Descubra a causa

Se você está se sentindo frustrado, pergunte-se “O que estou fazendo que não está funcionando?”.

Comentários


bottom of page