Depois de mais de um ano sem ver quase ninguém, ficando trancado e de chinelos, e voltando a uma certa normalidade (porque temos que aceitar, nunca mais será o pré-Covid) será um bombardeio de informações a nos dizer o por que e como fazer para que não seja tão difícil a você.
Hoje, a vida parece estar lentamente se aproximando do que costumávamos chamar de normalidade. E embora estejamos animados com a perspectiva de finalmente podermos ver nossos avós, voltar às aulas, parar em uma academia e ir a um restaurante, será difícil para muitas pessoas encontrarem um grande número de pessoas novamente, muitos dos quais já estavam causando ansiedade antes mesmo da "quarentena" de 15 meses.
Mas por que?
O medo de sair para a rua, conviver com gente fora de casa se chama “síndrome da cabana” e já existia, mas agora está exacerbado em muitas pessoas. Embora muitos achem necessário sair, morar juntos, conversar, abraçar, há muitas outras pessoas para as quais pegar o transporte público ou sentar no escritório parece quase impossível.
Deve-se notar que este problema não é um distúrbio psicológico, é simplesmente uma consequência de uma situação particular, neste caso o confinamento devido à pandemia.
Graças aos nossos instintos de sobrevivência e adaptabilidade, temos conseguido viver muito bem durante meses sem tantos problemas, adaptamo-nos e aprendemos a estar em casa a maior parte do tempo. Foi ficar muito confortável ficar em pijamas e chinelos para muitos, agora pensar em deixar a segurança, tranquilidade e conforto de sua casa nos enche de ansiedade.
Passo a passo
Mas isso, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer porque os seres humanos são sociais por natureza e porque a vida não pode ficar na tela para sempre. Essas etapas simples podem ajudar a tornar seu retorno menos tedioso.
Assim, você terá tempo para mentalizar, se não quiser ir à praia amanhã, melhor tentar em alguns meses. Fazer planos te dá quase tanto prazer quanto consumi-los, vai te manter ativo e animado para o que está por vir, sem a ansiedade de que tem que ser feito agora.
Sair para comer
De preferência com alguém fora de seu círculo mais próximo, uma única pessoa em um terraço é o primeiro passo perfeito. Comer com as pessoas que você ama é uma ótima maneira de melhorar seu humor porque tanto a comida quanto a conversa geram endorfinas
Comece sozinho
Sabemos o que a gente quer, e queremos que você se socialize de novo, mas ir ao supermercado ou a parque onde tem gente vai te ajudar a se acostumar com barulho de novo e tal.
Sim ou sim
Você não vai gostar disso, mas ... tente fazer isso, converse com um estranho "sim".
No supermercado ou com alguém que também está levando o cachorro para passear, a piada é que você tira o pó de suas habilidades de conversação e pode usá-las quando for ver um cliente, namorar ou até mesmo visitar seus sogros
Conte uma piada
Pratique contar uma piada para alguém com quem você mora diariamente. Isso vai te custar muito trabalho, mas mesmo se você fizer um trabalho péssimo, a outra pessoa vai rir e você quebrar o gelo. A piada é fazer contato visual e retomar a comunicação não verbal que tanto se perdeu por nunca ver ninguém pessoalmente.
Reconectar
Encontre alguém com quem você perdeu o contato. Talvez você tivesse um amiguinho no escritório que esta de chinelos em casa, ou mudou de emprego, ou que você só a via nas reuniões on-line, procure!
Ou para a esposa do seu primo, que combina com você perfeitamente, mas apenas assiste as reuniões familiares.
É hora de começar a conectar com aquelas pessoas que você não vê todos os dias, que estão em mil grupos de WhatsApp, mas pare de mandar uma mensagem pelas redes, faça algo mais pessoal.
Comece pequeno, você não precisa entrar em um avião no primeiro dia ou ir a um casamento de 600 pessoas.
Respeite o tempo dos outros (apareça muito rápido ou muito lento).
Aceite que haverá coisas que lhe custarão mais trabalho do que outras.
Pense que nada vai ser realmente "como antes" e isso não é necessariamente uma coisa ruim.
Seja honesto com os outros sobre como você se sente e suas preocupações.
Faça planos
Pratique o que você vai vestir, como vai pentear o cabelo, se não passa a loção há meses, volte a usar, o importante é que a sua volta à vida seja gradativa para que não fique tão difícil para você quando levou a todos para o o confinamento, então o choque será muito menor.
fonte Noi
Comments